História de Dilermando de Aguiar

por Interlegis — última modificação 06/02/2024 16h15
História de Dilermando de Aguiar

A história do município de Dilermando de Aguiar segue a mesma trajetória de Santa Maria. Formado em toda a sua extensão por propriedades originárias das antigas sesmarias, dentre as quais, Antônio da Costa Pavão, em 1806, e, José Maria da Gama Lobo D"eça, em 1821, cujos nomes ficaram assinalados com a denominação de Colônia Pavão e Picada do Gama, nas respectivas regiões.

A região foi inicialmente explorada por espanhóis, oriundos da região Basca, denominada Biscaia (na Espanha) que ocuparam a região no século passado, explorando a extração da madeira, comercializada com a Região do Prata e das Missões. Só mais tarde que os portugueses se estabeleceram no local. Por volta de 1885 o Tenente Coronel José da Rocha Vieira, inicia o povoamento do local chamado de Estação São Pedro, construindo duas casas; uma moradia e um hotel ao largo da estrada de ferro. Local que mais tarde seria construída a Estação Ferroviária.

Em 1889, conforme João Belém, em sua "História do Município de Santa Maria", haviam quase 100 propriedades pastoris na região, a qual na época constituía o distrito de Pau Fincado. Com a formação dos municípios de São Gabriel, São Vicente e Cacequi, a região de Pau Fincado tem grande parte de suas terras incorporada àqueles municípios, com tudo a parte que restou veio se constituir no Segundo Distrito de Santa Maria.

Em 23 de dezembro de 1890 é inaugurada a Estação Ferroviária em homenagem ao Engenheiro Ferroviário, Adolpho Dilermando de Aguiar, nascido em 30/07/1946 e que faleceu em  26/11/1900, que a construiu, dá-se o nome à localidade "Dilermando de Aguiar". Em 1919 a vila cresceu em importância, quando se tornou ponto inicial de um novo Ramal Ferroviário, ligando Santa Maria à região da fronteira, nesta época o então distrito atingiu 4.593 habitantes. Essa ligação se deu por conta da construção feita pelo Engenheiro Ferroviário que trabalhou na construção da Estação de São Pedro/RS, da Estrada de Ferro Porto Alegre-Uruguaiana, que em sua homenagem, passou a chamar-se Dilermando de Aguiar, atualmente, Município de Dilermando de Aguiar/RS

Dilermando de Aguiar ao longo de sua história, tem sido palco de fatos históricos, como o Combate da Porteirinha em 1840, durante a revolução farroupilha em 1830 e durante a Revolução Federalista. Em 1928 foi construída a primeira Igreja Católica, facilitando a formação do povoado.

Foi em 1995 que começou o movimento para a emancipação de Dilermando de Aguiar, com a realização de uma assembléia com moradores do Distrito na qual foi constituída a Comissão de Emancipação. No dia 22 de outubro do mesmo ano é realizado o Plebiscito, e a população vota a favor da Emancipação. E em 28 de dezembro é assinada a Lei nº 10.633, que cria o Município de Dilermando de Aguiar. A primeira eleição para a escolha de Prefeito e Vereadores municipais foi em 03 de outubro de 1996.

A primeira sessão plenária ordinária da Câmara de Vereadores ocorreu no dia 21 de fevereiro de 1997 na sede do Salão Comunitário Nossa Senhora da Pompéia de Dilermando de Aguiar, conforme oficio de nº. 11/1997 no qual convida o Prefeito Municipal para fazer a abertura do Ano Legislativo. Cabe destacar que antes da primeira sessão ordinária legislativa houve 06 sessões extraordinárias conforme oficio de nº. 07/1997.

Além disso, conforme oficio de nº. 21/1997 a primeira composição da Mesa Diretora, das Comissões Permanentes e das lideranças de bancada ficou composta da seguinte forma:

VEREADORES ELEITOS PARA QUADRIÊNIO 1997/2000

Carla Adriana Duarte Huffel - PDT

Edi Pulhese Machado - PPB

José Henrique Bidel Bastianello - PFL

Loreni da Silva Maciel - PT

Luciano Teixeira Dotto - PPB

Luiz Carlos Marques Severo - PPB

Maria Edi Quinhones Cezimbra - PFL

Pedro Adamar Oliveira dos Santos - PFL

Rubem Antunes Brasil - PT

MESA DIRETORA:

PRSIDENTE: Pedro Adamar Oliveira dos Santos - PFL

VICE PRESIDENTE: Luiz Carlos Marques Severo - PPB

1º SECRETÁRIO: Luciano Teixeira Dotto - PPB

2º SECRETARIO: José Henrique Bidel Bastianello - PFL

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA

Luiz Carlos Marques Severo - Presidente

Rubem Antunes Brasil - Vice Presidente

Maria Edi Quinhones Cezimbra - Secretária

COMISSÃO DE FINANÇAS E SERVIÇOS PÚBLICOS

Carla Adriana Duarte Huffel - Presidente

José Henrique Bidel Bastianello - Vice Presidente

Luiz Carlos Marques Severo - Secretário

COMISSÃO DE AGROPECUÁRIA

Loreni da Silva Maciel - Presidente

Edi Pulhese Machado - Vice Presidente

José Henrique Bidel Bastianello - Secretário

Fonte

IBGE, PREFEITURA E ANAIS DA CASA

https://www.geneaminas.com.br/genealogia-mineira/restrita/enlace.asp?codenlace=1391417