NOTA OFICIAL Nº. 002/2020

por Interlegis — última modificação 17/08/2020 18h31
NOTA OFICIAL Nº. 002/2020

A Câmara de Vereadores de Dilermando de Aguiar, por sua Mesa Diretora, vem a público esclarecer e lamentar as manifestações equivocadas da Secretária de Saúde Municipal no Facebook com relação as ações da Casa quanto ao enfrentamento da Pandemia.

Essa Casa Legislativa nunca recusou qualquer tipo de orientação da referida Secretaria, muito pelo contrário, quando solicitamos a presença da Secretária junto a Casa, a mesma não compareceu, mas dialogamos com os profissionais componentes do Comitê de Combate ao COVID-19.

Esclarecemos que todos os nossos Decretos-Legislativos que regem a Casa no tocante ao enfrentamento da Pandemia estão em consonância com os Decretos-Municipais, legislações correlatas e recomendações da OMS.

Ressalta-se que quando adotamos exclusivamente o expediente interno na Casa, como uma das formas de prevenção e enfrentamento ao COVID-19, recebemos duras críticas do Poder Executivo e inclusive da Secretária de Saúde, na qual diziam que estávamos “em férias”.

A Secretaria de Saúde Municipal é o órgão responsável pela gestão e operacionalização de todas as questões de saúde do Município, devendo, por obrigação legal, prestar a assistência e orientação a todos os Dilermandenses, sem distinção, portanto, não faz favor para ninguém.

No mesmo sentido, sugerimos que a Secretária de Saúde e o Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 oriente o Poder Executivo no sentindo de que seja feita uma testagem em todos os Servidores a fim averiguar o número real de possíveis infectados no Município, haja vista que a contaminação por esse vírus comprovadamente extrapola até os mais rígidos protocolos de enfrentamento.

Por fim, o Poder Legislativo agradece a compreensão de todos e, lamenta que num momento de calamidade pública mundial, uma Secretária de Saúde tenha uma postura tão leviana e indigna do cargo que ocupa, se aproveitando da situação para manifestações politico-partidárias.

Dilermando de Aguiar 16 de agosto de 2020.

Adão Escobar da Trindade                             Alexandre da Costa Proença

Presidente do Mesa Diretora                          Vice Presidente da Mesa Diretora

Maria Edi Quinhones Cezimbra

Secretaria da Mesa Diretora